Poupar no combustivel

Partilhe esta página





poupar combustivel

Abasteça em bombas de Hipermercados, poderá poupar entre 8 ou 10 cêntimos por litro. Se achar que a gasolina dos Hipermercados tem fórmula menos rica , poderá fazer deste modo : Abasteça 50% do depósito numa gasolineira conceituada, e abasteça o restante numa bomba de Hipermercado.
Ou vá alternando: Uns dias abastece na gasolineira, outros dias dirija-se ao Hipermercado...

Outra opção seria utilizar cartões de desconto, de uma gasolineira... Que dão desconto %

Sempre que vá abastecer, ateste o depósito de combustível. Com as deslocações extra ao posto, vai acabar por gastar mais dinheiro se tentar abastecer pouco de cada vez. Aliás, vai poupar tempo e dinheiro.
Pare de abastecer mal tenha a indicação de que o tanque está cheio , não vale a pena tentar colocar mais umas gotas se já foi avisado que está cheio…
No final de cada abastecimento, certifique-se que a tampa do depósito esteja firmemente enroscada e nunca danificada .

Abastecer pela fresca.
A melhor altura do dia para abastecer o seu automóvel é de manhã cedo ou à noite, ou seja, nos períodos mais frescos do dia. Isto porque a gasolina está mais densa nesta altura e, como a gasolina é paga ao litro, comprará mais por menos.

Conduza devagar.
A condução a altas velocidades também faz com que o combustível desapareça a olhos vistos, ou seja, toca a abastecer... Para além de ser melhor para o ambiente e para o seu nível de stress , conduzir devagar vai permitir que abra menos vezes a carteira. Leve menos peso na bagageira, não transporte coisas que não necessite ter na bagageira ( quanto mais peso tiver o carro, mais esforço o motor terá que fazer, mais combustível gasta ).

Manutenção em dia. Um carro em perfeita saúde, é um carro que vai ter uma performance mais eficaz e com consumos normais. Para garantir isso, siga estas recomendações básicas: verificar periodicamente a pressão dos pneus, o óleo, os filtros de ar, o alinhamento da direcção, o motor .
Verifique a pressão dos pneus a “frio” (antes de ter andado 3km com o carro). Usar pneus com menos atrito de rolamento reduz o consumo de combustível em cerca de 5%.

Evite travagens a fundo...

Modere a utilização do ar condicionado e economize até 20% de combustível.

Evite instalar barras e bagagem no tejadilho ou suportes para bicicleta. Quanto maior o atrito aerodinâmico, mais o automóvel consome.

Evite conduzir sempre com as janelas do carro abertas , isso obriga a um maior consumo de combustível, pois o automóvel perde a sua eficiência .

Sempre desligado. Compensa sempre desligar o carro enquanto espera por alguém ou vai levantar dinheiro, nas filas de trânsito e até num semáforo demorado ou numa passagem de nível. É um hábito (económico) .

Evite as estradas não alcatroadas e/ou de difícil acesso , estradas em terra ou de cascalho podem aumentar o consumo de combustível até 30%!

Se puder vá para o emprego de bicicleta ou transportes públicos, se na sua cidade não tiver esses transportes públicos no seu horário de trabalho ,experimente combinar com um amigo ou vizinho: Um dia levam o seu carro, outro dia vão no carro dele. Ou então leve 2 colegas e dividem o preço do combustível a meias..

Alguns telejornais já passaram reportagens a mencionar os carros a gás (GPL), de facto pode poupar-se dinheiro no combustível. Mas a melhor opção seria comprar o carro a gás logo de início. Visto que ADAPTAR o seu carro a gasolina para carro a Gás acarreta imensos custos, teria que gastar mais de 1000 euros numa oficina para fazer a adaptação, e há sempre o risco de ficar um trabalho pouco perfeito. Você perde espaço na bagageira e fica proibido de estacionar em caves, garagens subterrâneas. Essa adaptação às características do carro têm que ser declaradas ao IMTT, tem que fazer uma nova inspecção ao veículo num centro de inspecções e depois tem que ir ao IMTT para alterar o livrinho de registo de matrícula do carro com as novas alterações ( e pagar 150 euros).

Outra desvantagem: Ainda há poucos postos de abastecimento a gás, no País ( cerca de 300 ).

 

 

 

 

***